iG

Publicidade

Publicidade
26/05/2011 - 19:10

Telhas para controle térmico e acústico

Compartilhe: Twitter
 Tempos atrás construí um galpão e usei telhas onduline para a cobertura. A telha é bem leve e absorve bem os impactos (dá para bater nelas com uma marreta) mas são péssimas como isolamento térmico pois o galpão, mesmo sendo bem ventilado, vira um forno em dias de calor. Pesquisei e descobri outras pessoas com o mesmo problema .um colega meu falou que um dos problemas é que elas só são encontradas em cores escuras (absorvem muito o calor de irradiação), são finas (baixo isolamento para condução térmica), e como tem betume (piche) na composição com o tempo elas acabam grudando umas nas outas vedando a maioria das frestas que ajudariam na ventilação…Agora tenho um terreno em declive e vou montar outro galpão. Penso em usar tijolos solo-cimento como experiencia, e vou tentar as telhas tetra-pak para ver se pelo menos estas funcionam, senao terei que voltar às velhas telhas de cerâmica

Leandro
 
 
Olá Leandro, conheço bem este problema das telhas comumente usadas.Elas tem estas características que você menciona mesmo.Em soluções comerciais ou residenciais, é possível se fazer forros e colocar no entre forro materiais isolantes.No caso de uma indústria ou galpão, o uso deve ser bem mais robusto , sem tanta manutenção como em residencias.Em termos de resultado comprovado de eficiência ainda não conheço melhor que as telhas metalicas termoacusticas.O fato do acabamento ser escovado, ajuda a refletir melhor os raios solares.Ela conta com um sanduíche de chapas trapezoidais recheadas por basicamente 3 tipos de isolantes.Cada um com um grau maior de isolamento.Já escutei de umas telhas ecológicas que melhoram um pouco a questão, mas com eficiencia mesmo eu pessoalmente só testei esta.E acho que sinceramente o gasto a mais compensa, pois ameniza muito o clima interno do galpão, evitando de se gastar energia com outro tipo de resfriamento
 
TELHA TERMOACÚSTICA
 
Condutividade Térmica

As telhas metálicas com isolamento termoacústico têm baixo coeficiente de condutividade térmica
e são utilizadas em projetos que visem ao conforto e ao bem-estar das pessoas. Elas podem ser
feitas sob medida, no tamanho exato do projeto. 

 

    

   

   

   

A Condutividade Térmica é calculada através da equação:

(F) é o fluxo de calor, (K) coeficiente de condutividade térmica, (A) área total, (X) espessura da parede e (T1 – T2)
as trocas de calor. O melhor revestimento é o de menor índice de condutividade térmica. Veja a tabela com
coeficientes de condutividade térmica (K) dos diversos produtos:

Veja a tabela com Coeficientes de Condutividade Térmica (K) dos diversos produtos:

MATERIAL FATOR À TEMP.
EMBIENTE
(kcal/m.h.ºC)
DENSIDADE
Kg/m³
ESPESSURA
(mm)
 Lã de Rocha FSR-32 0,030 32 30
 Lã de Rocha FSR-32 0,030 32 50
 Lã de Rocha FSR-32 0,030 32 100
 Poliestireno F1 0,028 13 30
 Poliestireno F1 0,028 13 40
 Poliestireno F1 0,028 13 50
 Poliestireno F3 0,026 20 30
 Poliestireno F3 0,026 20 40
 Poliuretano 0,016 35/40 30
 Poliuretano 0,016 35/40 40
 Poliuretano 0,016 35/40 50
 Poliuretano 0,016 35/40 100
 

Vantagens

  • Redução no índice de acidentes por fadiga;
  • Evita custos desnecessários com refrigeração;
  • Aumento de produtividade e economia de energia;
  • Redução no controle de emissão sonora externa em processos produtivos;
  • Satisfação dos funcionários no processo produtivo graças às condições agradáveis no ambiente de trabalho.

Tabela site:www.anandametais.com.br


Autor: - Categoria(s): construção, fornecedores para obra, miscelanea, pergunte que respondo, sustentabilidade Tags: ,

Ver todas as notas

4 comentários para “Telhas para controle térmico e acústico”

  1. TBÉM GOSTARIA DE RESOLVER POR UM CUSTO MELHOR A RELAÇÃO ESPAÇO X ALTURA X MATERIAL USADO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM GALPÃO !

    JÁ USEI A ONDULINE ANTES E PINTEI SUA FACE EXTERNA DE BRANCO PARA REFLETIR OS RAIOS SOLARES, MAS ME PERGUNTO SE AGORA NA MINHA ATUAL NECESSIDADE FARIA ISSO DE NOVO !

    COMO SERIA COM A ARQUITETA Mari Cecchini
    UM PROJETO DE UM GALPÃO PARA UM A RTISTA PLÁSTICO ?

  2. Silvia Thamires rocha disse:

    Olá Mari

    Estou acompanhando seus projetos e meus parabéns! Se eu conseguir me tornar uma arquiteta assim como você ficarei feliz da vida .
    Gostaria de tirar umas dúvidas.

    Pretendo fazer Arquitetura e Urbanismo no próximo ano 2012.
    Mas não tenho ideia em onde cursar mesmo morando em São Paulo .
    Estou fazendo uma pesquisa, o curso de AU é disponibilizado em poucas faculdades particulares e tem valores altissimo 1800,00 a 2500,00 mensais.

    Li uma matéria do próprio IG :

    http://estagio.ig.com.br/guiadocandidato/faca+estagio+entre+feras+da+arquitetura/n1237940548517.html

    de alguns escritórios de SP e um trecho ” a contratação dos estagiários acaba restrita a uma lista de faculdades renomadas”… ” Universidade Católica de Santos (SP), da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo), Belas Artes e Mackenzie”

    e também no seu próprio site efatiza ” Nossa equipe é formada por arquitetos das melhores faculdades da cidade de São Paulo como Fau-USP, Belas Artes e Mackenzie.”

    Gostaria de sua ajuda , realmente a faculdade conta muitos pontos?Ou somente no inicio da carreira? Estou entre Anhembi Morumbi e FMU cheguei nessas duas pelos valores mais acessiveis e que tenho condições.

    Mas estou com receio de iniciar e ao longo do curso não conseguir estágios. Já pensei em mudar e ir para Eng. Civel que ainda consigo pagar uma tal ” renomada” Mackenzie, por ex mas foge do meu objetivo.

    Acredito que irá me sugerir uma faculdade pública , até pensei nesse possibilidade mas todas as faculdades que pesquisei são integrais. E eu preciso trabalhar.

    O que você acha que eu poderia fazer? Entrar em uma facul menos renomada e correr atrás de cursos, idiomas, tudo para complementar? Ou mudo de profissão mesmo sabendo o que quero?
    No seu escritório por exemplo contrata arquitetos/ estágiarios mesmo não sendo dessa faculdades renomadas?

    Se puder me ajuda , ficarei muito mais confiante e agradecida.

    • arquiteta disse:

      Bom eu tenho uma visão de 20 anos em que a melhor faculdade era a USP, talvez a melhor agora seja o Mack, mas o principal é que voce tente entrar nas melhores, porque isso já te abre muitas portas.Porém não vale apenas ter um diploma destas melhores, cursos de especializações, estudar lá fora, mestrados etc é que vão direcionar e turbinar sua experiencia.Conseguir um estagio num escritório conhecido também ajuda a identificar seu currículo perante os outros.Por fim precisa saber muito desenho e autocad 2d e 3d de preferencia, Só isso!

  3. Graciana disse:

    Olá! Parabéns por seu trabalho! A arquitetura à serviço da sociedade é muito bacana! Gostaria de uma sugestão sua para revestir um muro comercial, o qual vive muito sujo por estar em uma rua de grande movimento. Então a tinta desgasta-se muito rapidamente. Já foi colocado um revestimento de lajotinhas que caiu devido à vibração. O que fazer neste caso?

Deixe um comentário:

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Os campos com * são de preenchimento obrigatório







Voltar ao topo