iG

Publicidade

Publicidade
03/03/2010 - 11:54

Blocos aparentes, quais os melhores para conforto?

Compartilhe: Twitter

Oi Mari estou pensando em construir uma casa com bloco de concreto mas estou insegura pq algumas pessoas falam bem e outras falam mau e como não sou da área não sei avaliar os prós e os contras. Você pode me ajudar? Gostei muito do estilo da casa que você mostrou e estou pensando em algo parecido. Aguardo resposta.

Att
Bete

Olá Bete

Para começar alguns dados técnicos  para comprovar  comportamento de blocos cerâmicos comuns e os blocos de concreto celular que pesquisei.

 O tijolo cerâmico é uma vedação amplamente utilizada e um elemento já enraizado na cultura popular. O resultado do isolamento desta vedação é utilizado como parâmetro de comparação entre os sistemas novos e o que a população já se apropriou. O painel de concreto é uma alternativa de vedação que vêm sendo utilizado com mais freqüência, principalmente em empreendimentos comerciais, mas ainda pouco difundido em edificações residenciais. E os painéis de PVC e de chapa zincada se apresentam como alternativas recentes, propostas para uso em habitações populares, mas que sofre com o “pré-conceito” existente entre a população. Todos são utilizados no Brasil como vedação externa e também interna e se apresentam como sistemas construtivos independentes para residências térreas, como os painéis de PVC com lã de vidro e o painel de chapa zincada.

Os resultados dos ensaios e o índice de redução sonora são comparados aos valores de isolação sugeridos pelo projeto de norma SC136 e pelas recomendações norte americanas do para isolação entre ambientes.  

De acordo com o IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – o índice de redução sonora do tijolo cerâmico furado tipo “baiano” espessura de 9 cm, assentado em pé, 1,5cm de reboco apresentou classe de transmissão sonora igual a 38dB. O tijolo cerâmico é o tipo de alvenaria mais utilizado no Brasil. Existem muitas situações em que este material é adequado para isolar o ruído externo, porém em situações críticas, de ruído externo, este é utilizado “deitado”, até mesmo paredes duplas, dependendo do nível sonoro requerido no interior do ambiente e do nível de ruído externo.

 

O índice de redução sonora (Rw) deste material resultou em 42dBA Significa que uma parede constituída de blocos de concreto celular autoclavado, sem nenhum elemento inserido na sua superfície – uma janela, por exemplo – atende como vedação de uma sala de estar de uma residência que exige um ruído de fundo entre 40 a 50dBA, desde que o ruído externo não ultrapasse valores de 82 a 92dBA. Este nível de ruído representa, por exemplo, uma avenida movimentada, ou um rádio caseiro ligado em volume elevado. Além disso, o isolamento deste bloco, de espessura de 12,5cm é melhor que o do tijolo cerâmico, tipo “baiano”, com espessura de 9cm. Pode-se concluir que o isolamento do bloco de concreto celular autoclavado é compatível com o desempenho requerido em uma residência, por exemplo.

Geralmente um bom isolante acústico também pode se fazer de bom isolante térmico, mas nem sempre! Por isso ando pesquisando também para meus projetos blocos que possam ser utilizados para ambas as situações críticas

 

Bloco Térmico da ECOPORE

Dados do fabricante atestam Estabilidade mecânica, conforto térmico-higrométrico, estanqueidade à chuva, segurança ao fogo, conforto acústico, durabilidade, adaptação à utilização, facilidade de execução, economia, são as exigências mais relevantes de desempenho das paredes exteriores, envolventes dos edifícios.

As alvenarias realizadas com o bloco térmico ThermoBloco da ECOPORE proporcionam um isolamento térmico aliado a boa resistência mecânica, satisfazendo as exigências técnicas de mercado.

O Sistema de Blocos seria concebido especialmente para realizar paredes exteriores ou divisórias confrontando com zonas não aquecidas em pano simples sem qualquer complemento de isolamento térmico.

Segundo eles os Blocos Térmicos constituem um excelente isolamento térmico e uma boa resistência mecânica. Permitem realizar paredes exteriores com:

  • estabilidade mecânica;
  • segurança ao fogo;
  • estanqueidade à chuva;
  • conforto termo-higrométrico;
  • conforto acústico;
  • durabilidade;
  • adaptação à utilização;
  • facilidade de execução
  • economia

 

O sistema destina-se a edifícios de habitação ou serviços. As paredes exteriores deverão ser sempre revestidas, pelo menos exteriormente.Neste caso não fica aparente como a gente vê nos projetos…Ainda irei me aprofundar mais nesta pesquisa! Vale a pena!Veja abaixo os blocos aparentes…

inst88_01_03_09

estudio6_yamada_01

acima projeto do studio 6 arquitetura para residencia na aldeia da serra-sp

Existem testes e produtos  sendo inserido no mercado com adição de agregados, ou resíduos como o poliuretano , que podem os tornar mais leves e melhores em conforto, mas é preciso que seja realmente testado ou comprovado e logicamente se estão dentro das normas que avaliam e atestam a qualidade destes produtos

Autor: - Categoria(s): construção, desenhos, dicas, pergunte que respondo Tags: , , , , , , ,

Ver todas as notas

16 comentários para “Blocos aparentes, quais os melhores para conforto?”

  1. Srta. Beti boa tarde, a arquiteta Mari lhe respondeu certo, mas você quis saber no meu modo de entender informações mais abrangentes sobre os Blocos de concreto.
    Bem eu sou fabricante de Blocos de concreto assim como Calçadas intertravadas de concreto em Curitiba Pr.
    Quero lembrar que quando se constroi com tijolos de barro o que dará resistência a construção é o concreto; vergas, colunas etc. logo o Bloco de concreto o nome já diz: concreto por aí já se nota uma grande diferença. Construir com Blocos você eliminará várias etapas em sua obra, tais como: elimina quase que 100% a montagem de caxarias, elimina-se 100% a armação de ferragens, elimina-se o chapisco, as instalações eletricas e hidráulicas são feitas no interior dos Blocos eliminando-se assim rasgos nas paredes e tudo isso economizando materiais e mão de obra.Tem muitas outras vantagens. Te aconselho a visitar nosso site http://www.blocpar.com.br. Sua obra feita com Blocos terá no final uma economia de em media 30% em relação a qualquer outro material.
    Grato pelo espaço

    Rosny Aryon Conrad
    Blocpar Paraná

    • arquiteta disse:

      Ok, mas e o conforto termico e acustico, já tem análises ou produtos que estão visando a melhora deste critério para escolha do produto??

      Os consumidores estão atentos!

  2. Nelson Julierme disse:

    Olá Mari, parabéns pelo seu trablho, passei a manhã toda navegando por aqui. Meus pais estão fazendo uma pequena reforma em casa, chagando na fachada, ficou a duvida, que cor e tipo de azulejo usar no muro e que cor pintar a parede externa da casa, e o piso também, e outra duvida também é que cor pintar as paredes internas, pois todos os cômodos da casa são pintados de branco, pois minha mãe diz que deixa a casa mais clara, o piso da casa é todo na cor bege claro, na sala o sofá é azul escuro com alguns moveis de madeira amarela clara, nos demais cômodos predominam os moveis de madeira escura.
    Agradeço desde já

  3. Maria Luiza disse:

    Olá.Estou iniciando uma reforma e gostaria que as ampliações fossem de estrutura metálica,pela rapidez e limpeza, mas o engenheiro que trabalha com minha arquiteta, disse que por minha casa já ser de estrutura de concreto e não metálica, devido as diferenças de ponto de dilatação – acho que é isso- não seria viável a emenda das lajes. Gostaria de saber se realmente é isso, já que sou leiga no assunto, porque noto uma resistência da parte dele em relação a este tipo de construção.
    Desde já agradeço
    Maria Luiza

    • arquiteta disse:

      Olá Maria Luiza, não estou vendo sua casa, mas pelo que tenho feito nas muitas reformas que faço em casas antigas, não há problemas de dilatação entre as diferentes estruturas, tenho usado MUITO estrutura metálica!

  4. Sandra Mara disse:

    Oi Mari, td bem?…. desculpe postar um comentário mas gostaria de fazer um pedido de dica mas não encontro o lugar onde fazê-lo, tenho problemas com cachorros dos vizinhos e preciso fazer um isolamento acustico na minha porta balcão de aluminio branco, dá?….brigaaaaadaaaa.
    bjs
    sandra mara.

  5. Andréa disse:

    me ajuda com ideias para fachada da minha casa …por medida de segurança preciso fechar com grade o primeiro andar ,no segundo quero fazer uma varanda pequena e legal e no ultimo já tá feito.O que faço ,posso mandar foto…

  6. Marie Acawhy disse:

    Boa tarde, Mari
    Poderia ajudar-me com sua opinião sobre o seguinte:
    Minha casa tem salas de estar e de jantar pequenas.Gostaria de abrir a parede que as separa; fomos orientados que fosse colocada uma viga U ao invés de concreto e 2 colunas de concreto p/ sustentação aos lados,escoramento dos tetos dos 2 ambientes. pois foi construída com tijolos furados (chamados baianos) ;
    Esse procedimentos é correto e não existe possibilidade de rachaduras ou danos mais sérios?
    Gostaria muito que sua resposta se desse através de email.
    Sou muita grata pela atenção.
    Um abraço.
    Marie

  7. jairo celso ferreira carneiro disse:

    BOA NOITE, QUE BOM QUE ACHEI UMA OPORTUNIDADE COMO ESTA PARA TIRAR ALGUMAS DÚVIDAS. DESDE JÁ AGRADEÇO MUITO A QUEM ME AJUDAR. STO PARA CONSTRUIR UM CHALÉ EM UMA MATINHA, COM EUCALÍPTO TRATADO. JÁ FIZ VÁRIAS CONSTRUÇÃO MAS NÀO DESSE TIPO. SEI QUE AS COLUNAS DE EUCALÍPTO DEVE FICAR SOBRE UM PONTALETE DE CONCRETO. COMO DEVO FIXÁLO NO CONCRETO ? MUITÍSSIMO OBRIGADO.

  8. Conceição disse:

    Ei Mari! Gostaria de merecer uma orientação sua sobre as paredes de muro da minha casa da roça são mais baixas que o telhado, mantenhdo os ambientes interligados. Como faço para completar estas paredes de muro já rebocadas? Brigadu.

  9. cristiane disse:

    uma construçao ecologica pode ser bem susecida em uma escola de ensino medio???
    adoorei seu trabalho parabens!!

  10. GIORDANO ALMEIDA disse:

    Olá, gostei muito das dicas que expoeme seu site, estou querendo contruir um loft de 19,2 de comprimento por 7 de largura por 6 de altura, ou seja 314,4 metros quadrados, gostaria que saber sua opinao sobre qual fica mais em conta construir: bloco de concreto ou tijolo ceramico seis furos em pé. Muito obrigado.

  11. Érica Alkimim disse:

    Olá Mari!
    Te descobri devido à minha dúvida em relação à compra de um terreno que é triangular, medindo 360 m² onde quero contruir minha casa. O lote é plano, mas não sei o que fazer devido a seu formato, não sei as medidas exatas de cada lateral. Se pudesse, gostaria de receber alguma dica ou resultado de obra similar. Nós temos um filho de 5 anos, se ajudar.
    Irei agurdar resposta anciosamente, já que sua idéia contaria como ponto a favor da compra.
    Desde já agradeço,
    Érica

  12. Viviane disse:

    Bom estou reformando minha casa, porem vou ter que fazer uma nova parede na minha cozinha e não encontrei mas os revestimento que ja tenho, e como minha reforma é economica não posso trocar o revestimento da cozinha todo, o que eu posso colcar nesta parede?
    Me ajudem por fazor…..

Deixe um comentário:

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Os campos com * são de preenchimento obrigatório







Voltar ao topo