iG

Publicidade

Publicidade
11/11/2009 - 18:01

Vidro ou Policarbonato?

Compartilhe: Twitter

Olá!!!
Pretendo cobrir a caixa da escada de 2,60×4,00 da minha casa com vidro ou policarbonato.
Qual o mais indicado, em função do barulho que faz quando chove forte?

O a telha de vidro comum é melhor?
Por favor me ajude a decidir…
 

Olá Rosa, muito bem lembrado, vidro ou policarbonato?Existem vantagens e desvantagens.O policarbonato geralmente vai custar uns 30% mais barato e  sua estrutura também, pois é um material mais leve e pode trabalhar bem com aluminio.Só que quando chove…

O vidro  pode ser mais resistente  e ter maior durabilidade se for laminado e portanto bem mais caro, mas fará bem menos barulho.

Comparando vidro laminado  com policarbonato compacto , o vidro será mais caro porém terá melhor desempenho acústico e maior vida útil.Os dois produtos você irá encontrar em vários tipos de cores e uma preocupação de desempenho térmico que é outro fator que você deveria se preocupar.O policarbonato compacto tem adição de filme que filtra porcentagens de luz solar, idem os vidros laminados, com a especificação para isso.

Cuidado para não cosntruir uma caixa de luz e fazer dela um forninho!

É preciso bolar com seu construtor ou fornecedor, uma saída de ar lá em cima fazendo o efeito “chaminé”, assim você tem uma ventilação cruzada e ajuda a refrescar a casa pela escada.Importante disso é poder controlar esta abertura, já que nos dias frios você pode precisar do efeito ao contrário!!!Fora os insetos etc.

Os vidros tem um peso bem maior, então contrate empresa credenciada que fará um projeto sob medida, de preferencia para empresas tocadas por engenheiros ou arquitetos. Hoje posso te indicar a VOCON aqui de  São Paulo

 

Foto026

42269590_1

principal_centro_02

monteiro ribeiro 

 monteiro ribeiro coberturas

cobertura Silent Gliss

 
cobertura Silent Gliss

A cobertura Silent Gliss está sendo considerada uma verdadeira evolução de tecnologia e design no controle da luminosidade e o calor em greenhouses e ambientes com tetos ou coberturas em vidro. Este sistema de proteção solar tem uma excelente relação custo/benefício e protege objetos de decoração, pisos e quadros dos raios solares.

Guiado por dois trilhos laterais, o tecido forma dobras elegantes com a aparência de uma cortina Romana e traz um toque clássico ao projeto. Os trilhos podem ser curvados e adaptados às várias formas e inclinações de teto de vidro, atendendo com facilidade projetos complexos ou com alto nível de dificuldade.

Algumas informações do fornecedor PRODUTEK que trabalha com policarbonato:

 

  • Coberturas em policarbonato ( Transparência) – Nos ambientes onde são instaladas
  • as coberturas em policarbonato tem um aproveitamento da luz natural, criando uma sensação de amplitude em locais reduzidos, principalmente quando são escolhidas as cores claras para fazer a cobertura em policarbonato 
  • Coberturas em policarbonato (Segurança ) – As coberturas em policarbonato são inquebraveis , o policarbonato são excelentes para substituir o telhado em diversas areas , o policarbonato suporta impactos, o policarbonato resiste ao sol ..
  • Menor Peso – As chapas compactas pesam metade que as de vidro e as alveolares têm apenas 10% de seu peso.
  • Estética – As chapas de policarbonato, para uso externo, possuem um tratamento contra o ataque dos raios ultra-violeta, mantêm a transparência e a resistência ao impacto ao longo dos anos de exposição direta ao sol.
  • Versatilidade para seus projetos – Podem ser usadas em formas planas, como janelas e tetos, por exemplo. Adaptam-se também a formas curvas, com raios menores que os permitidos pelo acrílico. Em projetos mais sofisticados, o policarbonato pode submeter-se ao processo de termoformagem a quente e manter suas propriedades originais.
  • Uso contínuo – As chapas de policarbonato podem receber uma proteção superficial anti-risco ou auto-limpante. Com essa proteção especial, podem ser utilizadas em portas de acesso, vitrines, aparadores e balcões. Ficam perfeitas para utilização em locais sujeitos à abrasão e que exigem limpeza constante.
  • Prevenção de incêndios – Por ser um material auto extinguível, o policarbonato evita a propagação de fogo e os gases gerados são menos tóxicos que os do acrílico.
  • Economia – O peso necessário de uma estrutura que suporte a chapa de policarbonato é muito menor que a do vidro, o que se traduz em uma enorme economia.
  • Os gastos com manutenção são muito menores uma vez que a manutenção é mínima. As chapas podem ser manipuladas no local onde será realizada a instalação. É mais eficiente no aspecto térmico, uma vez que sua condutibilidade térmica é menor que a do vidro.Graças a sua propriedade retardante de combustão, os custos atribuídos a segurança contra incêndio não necessitam de maiores investimentos.
  • Alveolar – Chapa de policarbonato alveolar, com tratamento contra o ataque dos raios ultra-violeta em um dos lados, também pode ser curvada a frio.
  • As chapas de policarbonato alveolar podem ser utilizadas nas mais variadas situações, tais como: coberturas de piscinas, sheds, lanternins, clarabóias, jardins de inverno, garagens, estufas de plantas etc.
  • Compacta – Placa maciça, com tratamento contra os raios ultravioleta em um ou dois dos lados.
  • Por sua transparência o policarbonato compacto é muito semelhante a um vidro temperado/laminado, porém com possibilidade de ser curvado a frio e com uma resistência a impacto muito superior.(250 vezes mais que o vidro)
  • Telhas – As telhas em policarbonato possuem tratamento contra o ataque dos raios ultravioleta, garantindo assim uma vida útil muito maior do que as telhas de fibra de vidro ou PVC, não amarelam ou perdem transparência. Recomendadas para todas as aplicações onde se requeira iluminação natural com baixo custo.
Autor: - Categoria(s): dicas, fornecedores para obra, pergunte que respondo Tags: , ,

Ver todas as notas

19 comentários para “Vidro ou Policarbonato?”

  1. tomas Otsuka disse:

    Muito interessante.
    Sou arquiteto e fã de policarbonato.
    Parabéns a arquiteta e a Produtek
    Como posso ter este artigo salvado?

  2. socorro disse:

    gostaria de saber se o policarbonato pode ser pintado, e qual o tipo de tinta?

    • O policarbonato não pode ser pintado, ou melhor, Ele resiste a alguns agentes químicos, sendo importante observar que os mesmos podem causar danos quando em contato com as chapas por longo período de tempo.

  3. mirtes disse:

    Adorei a idéia,num futuro aproveitarei a dica. Bjs

  4. Gostei do projeto, tenho um terreno com caida de 5 metros, como posso aproveitar a vista para uma represa, qual é o custo da obra.

  5. Cadu disse:

    creio que depedendo do PROJETO, saia mais barato e dependendo da ESPESSURA seja mais resistente, mas quero enfatizar que o POLICARBONATO é mais RESISTENTE (250x), LEVE e CARO do que o vidro. deixe melhor explicado para não confundir os leitores.
    http://forum.ecivilnet.com/about1079.html

  6. Josiane disse:

    A reportagem é realmente muito interessante e me ajudou bastante a decidir pela clarabóia de vidro ao de policarbonato. Mas, ainda tenho uma dúvida. Por exemplo, eu tenho uma palmeira embaixo da minha clarabóia de policarbonato a uma altura de 5 metros a partir do pico da palmeira; a vida dessa planta aparentemente está comprometida. Seria por causa do policarbonato? O que aconteceria se eu mudasse para a de vidro, ela morreria?

    Obrigada e até

  7. Fabiano Ferraro disse:

    Entrei em uma grande “fria”, fui mal orientado pela empresa que me vendeu uma cobertura de tela de policarbonato branco leitoso, estou muito decepcionado pois este produto não faz sombra (o sol passa por ela), o calor debaixo deste produto é insuportável e o reflexo do sol é de cegar. Alguém tem alguma sugestão para consertar isso sem ter que trocar tudo ? Existe alguma tinta para pintar por cima e segurar o sol ?

  8. Sergio Nascimento disse:

    A cobertura da monteiro ribeiro coberturas ficou muita bonita, agora você tem o contato deles aqui do Rio de Janeiro?

    Aquela churrasqueira também ficou show !

  9. stefhany disse:

    ola… gostei muito desse sistema silent gliss,gostaria de saber um pouco mais de como funciona
    Muito Obrigada

  10. silvia disse:

    O que vc recomenda para uma cobertura de uma churrasqueira ao ar livre ? Vidro ou policarbonato ?

  11. Lena disse:

    Boa tarde Mari!

    Estou precisando fazer uma cobertura em vidro na minha casa, no Rio de Janeiro…ela fica na orla, logo estou com um pouco de receio do vento que se faz sentir…não estou encontrando ninguém que tenha refêrencias de nenhuma empresa que o faça aqui no Rio. Vc pode me ajudar? Conhece alguma?!

    Obrigada.
    Cumprimentos.

    • arquiteta disse:

      Olá, só conheço aqui em São PAulo mesmo, mas tenho certeza que vai encontrar, pois me parece um projeto muito fácil de resolver

  12. Marcia Storani disse:

    Boa noite, acabo de construir a casa do meus sonhos, para ela bolamos um pergolado em aluminio e vidro verde, tudo lindo, quando não chove, a construtora me entregou a casa a 2 meses e não consegue resolver o problema do pergolado, é só chover que começa a pingar água por vários pontos e na junção da parede parece uma cachoeira, estou cansada das desculpas e da enrolação, preciso de uma equipe qualificada, idônea que realmente entenda de pergolados, moro no RJ tem alguém para indicar?

    Aguardo ansiosa.

    Att

  13. renato disse:

    Bom dia, quero fazer uma cobertura de vidro em uma sala de jogos, onde será colocada uma mesa de snoker oficial, mas tenho medo da incidencia do sol através do vidro sobre a mesa,se não aconteceria o efeito lupa e queimaria a mesa. Qual seria a melhor cobertura.

  14. Leandra disse:

    Boa Tarde! estou interessada em colocar telhado de policarbonato na area externa tampando a churrasqueira que pega o sol da tarde, gostaria de saber se para meu caso o telhado de policrabonato vai resolver? Agradeço

  15. Silvio disse:

    Olá, excelente artigo! Na minha casa tenho uma claraboia de policarbonato cristal fechando o vão da escada, entretanto, no período quente o calor se torna insuportável devido à alta radiação solar. Alguma idéia de como solucionar sem ter que fazer tudo de novo? P.S. o construtor colocou apenas alguns tijolos vazados para circulação de ar o que criou um verdadeiro efeito estufa.

  16. disse:

    Olá…fizemos a cobertura da garagem e corredor em policarbonato na cor fumê, ficamos mega satisfeitos com o resultado… além de bonito, sua instalação é rápida e não faz sujeiras!!!

  17. JOÃO CARLOS disse:

    Boa tarde!
    eu gostaria de ter informações sobre policarbonato, preços e espessuras, por favor se alguém tiver fornecedor em São Paulo
    objetivos disso:: ESTOU DESENVOLVENDO TELHAS SOLAR, PAINEL HIBRIDO FOTOVOLTAICO, ENTRE OUTROS E PRECISO EM ALGUNS CASOS SUBSTITUIR O VIDRO TEMPERADO POR UMA MATERIAL RESISTENTE E A PROVA DE UV….ABRAÇOS

Deixe um comentário:

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Os campos com * são de preenchimento obrigatório







Voltar ao topo