iG

Publicidade

Publicidade
03/09/2009 - 17:56

Terreno em declive: casa enterrada?

Compartilhe: Twitter

Tenho um terreno em declive (caído da rua para o terreno) e vou construir um sobrado. A queda não é muita, mas quero aproveitar para fazer as garagens embaixo, então minha ideia é baixar mais o terreno e fazer uma rampa na lateral para acessar a casa. A intenção é colocar no primeiro nível sala de estar e jantar, lavabo, cozinha e lavanderia. E no piso superior três quartos e banheiro.

Minha duvida é, como eu deixo a cozinha e lavanderia com boa iluminação pois o terreno é 5×32m e a casa vizinha é sobrado e está na divisa. Também cogitei fazer a laje da garagem (que é piso do nível da cozinha) até o final do terreno, para não precisar descer escadas toda vez que lavar roupa, mas meu receio é ficar muito escuro no último andar. Se eu deixar um vão de 2 metros no fundo (sem laje) é uma abertura suficiente para arejar e clarear a garagem? Outra coisa, há como eu fazer o acesso da garagem para o primeiro nível (sala ou cozinha) com algum tipo de cobertura para época de chuvas?

 

Olá Marcia!

Que tal cair fora do lugar comum??? Que tal fazer salas e cozinha em cima e quartos em baixo?

E outra, não precisa afundar mais a casa, é só você elevar um pouco (1m) o bloco de cima como no esquema acima. Como não sei qual é o seu desnível real, fica esta dica. Já imaginou ter uma vista legal e um terraço da sua sala? Os quartos podem ficar mais isolados da rua, o que é muito bom!

Com 5m de largura você só consegue colocar 2 quartos para frente o terceiro teria que ter janela para a rua. Para melhorar a claridade em casas muito próximas umas das outras, pintamos os muros de branco e até podemos usar espelhos e pisos bem claros também. O importante é manter ventilação cruzada principalmente no andar inferior.

Pessoal, vale a pena contratar um arquiteto para fazer um estudo da casa, principalmente nesta fase de implantação. Não gastem numa obra para fazer um dos tantos mostrengos que vemos por aí!! Desculpem a franqueza, mas é verdade! As pessoas confundem arquiteto com decorador e acham um trabalho supérfluo… Nada contra decorador, mas é um trabalho essencial o de arquitetos!

Autor: - Categoria(s): construção, dicas, pergunte que respondo, vida de arquiteto Tags: , ,

Ver todas as notas

31 comentários para “Terreno em declive: casa enterrada?”

  1. Juliana Macedo disse:

    Boa tarde!! Tenho um terreno em declive de 5 m de frente e 25 m de comprimento. Gostaria de uma planta esse tipo de terreno em como aproveitar melhor e ainda deixar um espaço para lazer em baixo, com garagem subterranea, no meio sala de estar e jantar ( ou da melhar maneira que você achar) e dormitórios em cima, ficando com 3 andares. Agradeceria muito se pudesse me ajudar!!

    Desde já agradeço a atenção e parabéns pelo trabalho,

    Deus abençoe grande mente a sua vida.

    Juliana Macedo

  2. Gabriel disse:

    boa tarde!
    Tenho um terreno de 17×30, no entanto ele possue declive, assim como o da matéria acima. Gostaria de sugestôes em relação a esgoto.
    Por exemplo, se eu fizer área de serviço em baixo cosinha etc. como faço para elimina o esgoto? Ou mesmo se for para comocar uma suite em baixo com cosinha, banheiro etc, ainda terei de eliminar o esgoto?
    Pode me ajudar?

  3. shirlene mantegazini disse:

    meu terre e alto na frente e tem um declise nos fundos e apenas 10 metros de largura com eu faço para construir minha casa pois gostaria de fazer area de lazer nos fundos com churrasqueira. aterro to lote?

  4. Daniel disse:

    “Monstrengo” foi a melhor definição que a Marianna poderia usar, sincera como não se deve ser, mas correta!
    Se esse caso for em São Paulo (capital), tem mais um agravante e q utilizando a solução proposta, ficaria mais fácil de resolver a questão, que é o gabarito restrito a 6,00m de altura em relação ao perfil do terreno, caso vc não deixe 3m de recuo em CADA lado, o q em terrenos estreitos é um ABSURDO.

  5. Deyvid Soares Rodrigues disse:

    Boa tarde Mari : eu e minha mãe compramos um terreno em declive, com 11m de frente e 14 m de comprimentos, quero construir uma casa com duas moradias. gostaria de saber como faço para ocupar toda esta área aproveitando uma parte para garagem? sendo esta, na frente da casa no nível da rua, casa com três quartos cada, com varanda e etc….
    ME PERDOE PELAS POUCAS INFORMAÇÕES, POIS SOU LEIGO NESTE ASSUNTO E ESTOU REALMENTE SEM IDÉIA DE COMO CONSTRUIR, DESDE JÁ TI AGRADEÇO E A PARABENIZO PELO TEU SITE QUE VEM AJUDANDO MUITAS PESSOAS A CONSTRUIR SEUS SONHOS . DEUS TE ABENÇÕE…

  6. Deyvid Soares Rodrigues disse:

    quero construir duas casas ,um sobrado,o terreno tem 11 de frente e 14 de comprimento e o terreno é em declive,quero chegar ao nível da rua . casa com 3 quartos cada uma ,como devo fazer? aguardo resposta. Deyvid.

  7. Noemi Mello disse:

    Olá Mari, tenho um terreno com declive que chega a 12 metros do nível da rua, ele tem 600 M2 15×40, ao lado da reserva do condomínio . Pretendo construir uma casa aproveitando o declive preciso de 1 suite, 2 quartos , sala e cozinha americana, com grandes janelas voltadas para a reserva, sou artista e recebo muitos artistas em minha casa e gostaria de fazer algo diferente. A casa precisa ter 130 M2 no máximo . Grata

  8. pablo disse:

    ola,tenho um terreno em declive,10×30 com desnivel de 2m,estou pensando em fazer em fazer a casa nos fundos,vou aterrar um pouco atras e tirar um pouco na frente e deixar uma rampa leve para acesso.como devo fazer?

Deixe um comentário:

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Os campos com * são de preenchimento obrigatório







Voltar ao topo