iG

Publicidade

Publicidade
20/08/2009 - 08:08

Pisos para áreas da saúde

Compartilhe: Twitter

Olá estou montando um consultório de odontologia e gostaria de saber qual piso posso usar que não risque, sendo melhor para colocar nas salas. Estou com medo, pois as rodas das cadeiras riscam todo o piso.
Obrigado
Mirian

Olá Miriam, acabei de entregar um consultório odontológico e usamos porcenalato acetinado da Portobello da linha granilite. O legal dos pisos adotados é que possuem rodapés arredondados e, portanto, mais fáceis de limpar. Com isso, são mais higiênicos para ambientes de consultórios e hospitais.

 

Verificando as normas da Vigilância Sanitária, órgão que você deve conhecer bem no seu metier, verificamos que de acordo com a RDC 50/2002, capítulo 6 – Condições ambientais de controle de infecção, item C.1: Acabamentos de Paredes, Pisos, Tetos e Bancadas:

“Os requisitos de limpeza e sanitização de pisos, paredes, tetos, pias e bancadas devem seguir as normas contidas no manual Processamento de Artigos e Superfícies em Estabelecimentos de Saúde 2ª edição, Ministério da Saúde / Coordenação de Controle de Infecção Hospitalar. Brasília-DF, 1994 ou o que vier a substituí-lo. Os materiais adequados para o revestimento de paredes, pisos e tetos de ambientes de áreas críticas e semicríticas devem ser resistentes à lavagem e ao uso de desinfetantes, conforme preconizado no manual anteriormente citado. Devem ser sempre priorizados para as áreas críticas e mesmo nas áreas semicríticas, materiais de acabamento que tornem as superfícies monolíticas, com o menor número possível de ranhuras ou frestas, mesmo após o uso e limpeza freqüente.” Os materiais, cerâmicos ou não, quando usados nas áreas críticas, Não podem possuir índice de absorção de água superior a 4% individualmente ou depois de instalados no ambiente. Além do que, o rejunte de suas peças, quando existir, também deve ser de material com esse mesmo índice de absorção. O uso de cimento sem qualquer aditivo antiabsorvente para rejunte de peças cerâmicas ou similares, é vedado tanto nas paredes quanto nos pisos das áreas criticas.” As informações sobre materiais para acabamento em Estabelecimento Assistencial de Saúde (EAS) também podem ser encontradas no livro Temas de Arquitetura sobre Estabelecimentos Assistenciais de Saúde da UFBA. Para adquiri-lo escreva para o editor no e-mail : quarteto.livros@compos.com.br.

Não existe um piso ideal, pois este depende do ambiente e da atividade executada neste. A cerâmica pode não ser uma boa opção pelo índice de absorção de água e pela trepidação da maca ao passar pelos rejuntes. O porcelanato é uma melhor alternativa entre os dois, pois quase não absorve água (+ ou – 0,05%) e os rejuntes são bem finos. Utilize rejuntes a base de epóxi. Pisos industriais de alta resistência, moldado in loco, que contenha epóxi em sua composição, são uma boa opção em várias áreas, assim como piso vinílicos em mantas. Evite granitinas feitas em obras.

 

Os pisos vinílicos também são muito indicados pela questão de limpabilidade a assepsia, mas na durabilidade ao atrito das rodinhas não são todos que passam no teste.

 

Vantagens dos pisos vinílicos nas áreas de saúde, mas é preciso saber escolher uma boa marca!

Os pisos vinílicos da Fademac são muito versáteis. Possuem uma grande diversidade de cores e padrões, o que permite trabalhar de forma personalizada e criativa a decoração de hospitais. O resultado são ambientes diferenciados, charmosos e bem mais aconchegantes.

Além disso, para assegurar a perfeita instalação do projeto, a Fademac dispõe de uma equipe técnica com engenheiros especializados que acompanham todas as etapas da obra, que gera pouco entulho, pois a instalação é simples e rápida. A manutenção dos ambientes com revestimentos Fademac é mais um diferencial. A higienização é de fácil execução e garante mais longevidade ao produto. Se o piso for encerado com cera acrílica, basta um pano úmido com detergente. O que o torna ainda mais especial no caso de clínicas e hospitais, lugares que possuem grande circulação diária de pessoas.

O Pavifloor, o Absolute e o Linoleum tornam-se monolíticos quando as mantas são soldadas a quente, característica esta que confere aos produtos conformidade a RDC50 da ANVISA.

 

 

 

 

 

Autor: - Categoria(s): fornecedores para obra, pergunte que respondo Tags: , , ,

Ver todas as notas

11 comentários para “Pisos para áreas da saúde”

  1. LAF disse:

    A materia de capa fala sobre cadeiras, como não riscar o chão, porem a materia interna é outra.
    Poderia postar a materia anunciada?

  2. carlos donizete silva disse:

    DICAS COMO ESTAS SAO DE EXTREMA IMPORTANCIA PARA NÓS QUE TRABALHAMOS NO RAMO.

    OBRIGADO!!!
    ATT:
    CARLOS SILVA.

  3. Adilson Sampaio disse:

    A resposta à questão não foi bem esclarecida. Após ler o artigo ainda fiquei sem saber qual o piso que não risca com as rodinhas das cadeiras… sugiro revisarem melhor as matérias!

  4. Paulo Kihyen Shim disse:

    Bom Dia Mari Cecchini!
    Gostaria de apresentar os pisos vinílicos da LG Chemical ( da mesma multinacional LG ), fabricante de pisos em diversas categorias, inclui também um piso para ambiente hospitalar, consultórios e áreas de saúde com propriedades anti bactéria e anti fungos. Poderia enviar os catálogos via correio, e se preferir, acesse o site da empresa http://www.papinil.com.br

    Att, Paulo K. Shim

  5. Sidney disse:

    Bom dia !
    Trabalho com piso de alta resistencia, conto com equipe de aplicadores especializados, em pisos monolitico de facil assepcia e limpeza a base de polimeros, poliuretano(PU) e epoxi, recomendado dentro das normas da anvisa, para hospitais, laboratorios,clinicas e toda área de saúde. Vem sendo bastante usado nas áreas comerciais e residencia, sua aplicação se da muito rapido(100 m²0 em prazo de 72 horas, liberado para uso.
    Maiores informações,favor contactar .
    Sidney
    11-6540-6767

  6. maria disse:

    Adorei seu blog, parabéns!
    Preciso muito da sua ajuda.
    vou trocar o piso da sala de estar/jantar. Ele precisa ser parecido com o piso do corredor?
    Vc acha melhor O porcelanato polido ou o sem brilho? me disseram que o polido é mais sujeito a manchas e arranhões…
    E qto à cor? vc acha melhor branco ou imitando mármore (fundo branco com cinza – parecido com o piso do corredor)?
    o apto é pequeno, iluminado e quente.
    Tenho quadros abstratos coloridos (em tons de verde/amarelo/laranja/vermelho/azul) enormes nas paredes, vc acha que devo pintá-las de que cor? posso pintar uma das paredes num tom diferente, mais escuro? eu amo todas as cores… mas quero uma coisa atemporal… que eu não enjoe e não precise mudar…
    Muito obrigada

  7. Sonia disse:

    Preciso saber o q usar em uma parede(meio roda pé,mas na parte de cima)dá mta infiltração,principalmente na época de chuva, cai o reboco,preciso colocar alguma cerâmica ou similar,pra não voltar o problema.Só estou insegura com medo de cair,não pode ser nada mto pesado.Em baixo,tem a persiana,se precisar mando fotos.Desde de já muito obrigada. SONIA

  8. larissa disse:

    Olá, estou com este mesmo problema, optar por um revestimento de piso para hospital. Notei que comentou de pisos industriais de alta resistencia. Porque o granilite não entra? Sei que ele é poroso quase igual granito, mas e se for usada resina para impermeabiliza-lo?

  9. Lourdes disse:

    Olá!
    estou montando um consultório de acupuntura e massagem, a Lei diz que devo seguir as normas para consultório odontológico,gostaria de saber que cor utilizar para o piso (as paredes não terão revestimento só pintura)

    muito obrigada

  10. MARLSON disse:

    Olá Mari Cecchini, tudo bem? Na sua opinião, qual o melhor piso para consultório odontológico? Pensei em adquirir o porcelanato polido 60×60 da incepa na cor bege clara, mas tenho dúvidas quanto a manchas e riscos e quanto à marca do produto. Minha sala tem 25m2, devo colocar o piso escolhido também no banheiro ou esse ambiente deve ser diferenciado? E há a questão das rodinhas do mocho, já me disseram que há rodinhas de nylon para substituição evitando riscos no piso citado. Desde já agradeço pela atenção e te desejo tudo de bom sempre.

  11. Boa tarde Mari!
    Parabéns pelo trabalho de estudo sobre as opções e recomendações.
    Fico a disposição para lhe apresentar nossas soluções de piso em resina para uso hospitalar (Flex Floor – Setti Design).
    Um abraço,

    Márcio R Clemente
    Novos Negócios – Setti

Deixe um comentário:

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Os campos com * são de preenchimento obrigatório







Voltar ao topo