iG

Publicidade

Publicidade
06/08/2009 - 12:13

Saiba mais sobre acústica

Compartilhe: Twitter

Boa tarde,
Comprei uma casa que foi construída somente com uma parede de divisa com a do vizinho. Por isso, estou tendo um grande problema, pois todo o barulho da casa do vizinho parece que está na minha casa. Será que vocês têm algum produto que possa solucionar o meu problema?

Olá Lucila,

O seu problema é o de muitos, e como  já foi falado antes a única solução que conhecemos é recorrer a fazer uma nova parede independente ou Parede Dupla.

O uso de paredes duplas ou triplas, é a melhor opção quando se quer obter alta perda de transmissão, sem a utilização de paredes com grande massa.

De acordo com os papas do assunto, os fatores que determinam a qualidade de uma parede dupla são: tipo de material; sistema de montagem das paredes; espessura da lâmina de ar e o coeficiente de absorção do material colocado na câmara de ar para diminuir a ressonância.

Para garantir a eficiência deste tipo de composição é sugerido por vários autores (BATISTA, 1998; GERGES, 1992; MEISSER, 1973), que se utilize materiais com massa e rigidez diferentes, para garantir que as paredes não possuam a mesma frequência crítica, o que faria com que elas vibrassem em uníssono e produzissem ressonância, causando uma baixa perda de transmissão ao conjunto.

Achei uma descrição muito elucidativa e didática para tantas dúvidas frequentes sobre este assunto!

NOÇÕES DE ISOLAMENTO ACÚSTICO E ABSORÇÃO SONORA

O ISOLAMENTO ACÚSTICO refere-se à capacidade de certos materiais formarem uma barreira, impedindo que a onda sonora (ou ruído) passe de um recinto a outro. Nestes casos se deseja impedir que o ruído alcance o homem. Normalmente são utilizados materiais densos (pesados) como por ex: concreto, vidro, chumbo, etc.

A ABSORÇÃO ACÚSTICA trata do fenômeno que minimiza a reflexão das ondas sonoras num mesmo ambiente. Ou seja, diminui ou elimina o nível de reverberação (que é uma variação do eco) num mesmo ambiente. Nestes casos se deseja, além de diminuir os níveis de pressão sonora do recinto, melhorar o nível de inteligibilidade. Contrariamente aos materiais de isolamento, estes são materiais leves (baixa densidade), fibrosos ou de poros abertos, como por ex: espumas poliéster de células abertas, fibras cerâmicas, vidro ou rocha, tecidos, carpetes, etc.

Praticamente todos os materiais existentes no mercado ou isolam ou absorvem ondas sonoras, embora com diferente eficácia. Aquele material que tem grande poder de isolamento acústico quase não tem poder de absorção acústica, e vice-versa. Alguns outros materiais têm baixo poder de isolamento acústico e também baixo poder de absorção acústica (como plásticos leves e impermeáveis), pois são de baixa densidade e não tem poros abertos.

Espumas de poliestireno (expandido ou extrudado) têm excelentes características de isolamento térmico, porém não são recomendados em acústica. A cortiça (muito utilizada no passado) já não apresenta os resultados acústicos desejados pelo consumidor da atualidade, e também apresenta problemas de higiene e deterioração (é um produto orgânico que se deteriora muito facilmente).

A indústria tem desenvolvido novos materiais com coeficientes de isolamento acústico e/ou de absorção muito mais eficientes que os materiais até então considerados “acústicos”. Desta maneira tem sido possível se obter, mediante variações de sua composição, resultados acústicos satisfatórios que atendam as necessidades do usuário.

Cada recinto, conforme sua utilização, requer critérios bem definidos de Níveis de Pressão Sonora e de reverberação para permitir o conforto acústico e/ou eliminar as condições nocivas à saúde. Níveis de Pressão Sonora muito baixos podem tornar o recinto monótono e cansativo, induzindo as pessoas às condições de inatividade e sonolência.

Normalmente um bom projeto acústico prevê o isolamento e a absorção acústica utilizadas com critérios bem definidos, objetivando a melhor eficácia no resultado final. Para isto, deve-se levar em consideração o desempenho acústico dos materiais a serem aplicados; sua fixação, posição relativa a fonte de ruído e facilidade de manutenção, sem restringir a funcionalidade do recinto.

A aplicação de um material acústico, fornecido ou utilizado sem critérios rígidos de projeto, não significa a solução do problema.

Lã de Vidro

Mundialmente reconhecida como um dos melhores isolantes térmicos, a LÃ DE VIDRO deve destaca-se também como um dos produtos de melhor desempenho no tratamento acústico de ambiente graças ao seu ótimo coeficiente de absorção acústica, sendo indicada sua aplicação em forros ou na confecção de paredes duplas, no processo construtivo conhecido como massa-mola-massa, substituindo com vantagens as paredes pesadas, dificultando a transmissão dos sons graças a sua descontinuidade e a grande elasticidade.

Absorção Sonora

Frequência (Hz) 125 250 500 1000 2000 4000
Coeficiente de Absorção Sonora 0,21 0,58 0,84 1,00 0,99 1,03

Características comuns a todos os produtos:
· Alto poder de isolação térmica
· Ótimo coeficiente de absorção acústica
· Não propagam chamas
· Não deterioram ou apodrecem
· Dimensionalmente estáveis mesmo em altas temperaturas.
· Fáceis de recortar e aplicar
· São inquebráveis, reduzindo as perdas nas obras.
· Não são atacados por roedores ou insetos.
· Não atacam as superfícies com as quais estão em contato
· Não favorecem a proliferação de fungos ou bactérias.
· Ausência total de partículas não fibradas.

Lã de Rocha

Fabricada em todo o mundo, a lã de rocha devido a suas características termo-acústico atende os mercados da construção civil, industrial, automotivos e eletrodomésticos entre outros. Garantindo conforto ambiental, segurança e aumento no rendimento de equipamentos industriais, gera economia de energia com aumento de produtividade, com a mais favorável relação custo-benefício.

Principais Características:
· Alto poder de absorção acústica
· Resistência ao Fogo
· Segurança (não oferece risco à saúde)
· Proteção pessoal
· Favorável custo/benefícios

Propriedades:
· Facilidade de manuseio
· Boa resiliência
· Resistentes a vibrações
· Não higroscópicos
· Imputrescíveis e quimicamente neutro

Barreiras Acústicas

As Barreiras Acústicas Profissionais, polímeros minerais importados de alta densidade à base de EPDM e Rocha Basáltica, apresentam alevado desempenho acústico.

Amplamente empregado na construção civil européia no isolamento acústico de andares, paredes, tetos e diversas outras aplicações; está sendo utilizado no Brasil para isolar acusticamente ruídos provenientes de tubulações de banheiros, esgotos, água fria, e água quente.

Como prova de sua eficiência, esse material foi instalado nos dois dos edifícios mais caros da América Latina, localizados no bairro Vila Nova Conceição: o “Chateau Margaux” e o “Chateau Latife”, da construtora Novo Marco. Nesses edifícios, as Barreiras Acústicas desempenham um importante papel como isolantes de tubulações, casas de máquinas, geradores, e de ar condicionado.

As Barreiras Acústicas conferem resultados máximos, com o mínimo de interferência na superfície aplicada. Assim, as espessuras das lajes e do contra piso podem ser melhor dimensionadas.

Espumas Acústicas

A Espuma Absorvedora Acústica é a última palavra em tratamento acústico o que proporciona um total conforto nos locais onde é instalado. Verdadeiros parceiros do silêncio permitem a você isolar ou absorver ruídos incômodos, provenientes de outros ambientes ou mesmo aqueles reverberados (eco).

A sua estrutura multi-celular faz com que a onda sonora seja dissipada (perca energia) em seu interior. E a sua configuração superficial, permite a penetração de ondas sonoras vindas de qualquer direção.

A Espuma Absorvedora Acústica, portanto, melhora a qualidade dos mais diversos ambientes: de residências até os locais de trabalho. Pela sua ampla gama de atuação pode ser utilizado em lojas, bancos, restaurantes, escritórios, auditórios, estúdios de rádio e tv, ginásios, enfim, não existem limites para sua aplicação.

SITES DAS EMPRESAS QUE FABRICAM ESSE MATERIAL e boa sorte!

http://www.isar.com.br/

http://www.amf-brasil.com.br/index.php/1

www.isover.com.br

Autor: - Categoria(s): construção, dicas, pergunte que respondo Tags: ,

Ver todas as notas

10 comentários para “Saiba mais sobre acústica”

  1. junior disse:

    Moro num bairro residencial e tranquilo no Interior paulista.
    Minha casa não tem proteção acústica especial, mas isso não é um incomodo, pois tenho ótimos vizinhos, quase todos idosos que moram sozinhos e não fazem ruído fora de hora.
    Também o trânsito de veículos na rua é mínimo.
    No entanto, principalmente nos finais de semana, alguns jovens visitam alguns amigos na quadra próxima e passam algumas horas conversando com o som do carro em alto e bom som, que incomoda principalmente por aqueles sons de baixa frequencia que é mais sentido do que ouvido.
    Existe alguma solução para esse problema?

  2. flavio cambui ramos disse:

    trabalho com otimos e variados isolantes termicos e acusticos, se alguem quiser tirar alguma duvida, pode ficar a vontade para entrar em contato, atraves do email: derocha.comercial@gmail.com

    • Karina disse:

      Gostaria de receber algumas dicas para fazer o isolamento acústico.Moro ao lado de uma padaria e o barulho dos maquinários me encomodam muito.

    • WAGNER ORSETI disse:

      Moro em um apto c/ 1 ano de construido porem a laje parece de papel tudo que o vizinho de cima faz ouço em baixo pois o apto é todo rebaixado em gesso tem 85 mts,gostaria de saber se há condições de isolar o teto e se o custo é viavel.
      WAGNER ORSETI

  3. BOA TARDE !!!!

    Gostei muito do dica sei que sera de grande avalia para meu trabalho, em venda, como procerder para montar um quanto acustido!!!

    Estou enteressado em representar seu trabalho, em VIX???

    Muito Obrigado !!!
    Aguado?

    Fernando Ferreira
    Vitoria Espirito Santo.

  4. WAGNER ORSETI disse:

    O que tenho notado é que as construtoras da grande Vitoria ES ñ estão nem ai para os seus futuros moradores os apto tem paredes e lajes que parecem de papel,pois na hora de venderem ñ fala e mostra isso,eu mesmo estou sendo vitima dessas construtoras já pela terceira vez,a ultima foi a construtora canal em VILA VELHA ES
    wagnerorseti@yahoo.com.br

  5. elizabeth disse:

    Resido em um apto recem construido no litoral, preciso eliminar urgente o problema do ruido. Tanto externo como interno. Necessario privacidade.
    No aguardo do retorno apos analise!!
    Att; Elizabeth

  6. gastardi disse:

    Prezada “Mariche”

    Suas informações são muito úteis na hora de procurar um prestador de serviços.
    Aproveito sua página para solicitar indicações de empresas que façam pequenos serviços em residencias, nesta área de isolamento acústico e térmico.
    Motivo. Atualmente é impossível descansar profundamente com tanta poluição sonora, visual, ar e calor.
    Sucessos
    Gastardi

  7. Priscilla disse:

    Gostaria de saber se a espuma acústica mencionada acima pode ser aplicado em paredes e janelas de casas para eliminar o barulho externo ou se existir outros materias eficazes que solucionem esse problema. Por favor me mande uma solução. Obrigada!!!

  8. Maria José Silveira da Silva disse:

    Gostaria de saber qual a solução mais viável para evitar os ruídos dos moradores do andar de cima do meu prédio. Eu e minha família não conseguimos mais dormir. Já tentamos diálogo mais não tem jeito. Os barulhos são: pessoas andando de um lado para o outro de salto ou não; objetos lançados ao chão, etc. . Qual o tipo de isolamento que posso colocar no teto que realmente funciona nesses casos para abafar esses ruídos? Agradeço

Deixe um comentário:

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Os campos com * são de preenchimento obrigatório







Voltar ao topo