iG

Publicidade

Publicidade
24/07/2009 - 13:08

Siga as instruções!

Compartilhe: Twitter

Boa tarde,
Gostaria de saber se um piso pode estourar/descascar, por causa de um rejunte aplicado em uma área externa antes de 72 horas.

Olá Solange,

Não conheço nenhuma história neste sentido, o que poderia ter acontecido, algo ter caído? Passa carro por cima? O piso é de fato para ser aplicado em áreas externas?

Precisa saber que tipo de rejunte usou, rejunte comum? Não é para acontecer isso. Usou a espessura do rejunte conforme pede a especificação do revestimento? Existem especificações para que sejam respeitadas larguras mínimas entre as peças e portanto se encontram a venda espaçadores certos para colocar entre as peças, já que o material incha e desincha se movimentando com calor e frio. Portanto, ele necessita de espaço flexível para esta movimentação. Verifique se não é isso.

Aconselho também ligar para o SAC do fabricante do revestimento.

Em todo caso veja estas dicas sobre rejuntamentos:

As juntas de assentamento servem para:

a) Absorver a dilatação que há nas peças de cerâmica. Essa dilatação é provocada pelo calor e quando a temperatura fica mais amena as peças de cerâmica se contraem, então, sendo assim, o rejunte age como um amortecedor evitando que os pisos trinquem ou se soltem empinando as peças;

b) Atender a estética, harmonizando o tamanho das peças cerâmicas e as dimensões do plano a revestir com as larguras das juntas entre as peças cerâmicas;

c) Facilitar o perfeito preenchimento da argamassa;

d) Facilitar a troca de peças cerâmicas em eventual necessidade.

Como Rejuntar?

Para realizar o processo de rejuntamento, utilizar as ferramentas adequadas. Rejuntar somente depois de 72 horas após o assentamento das peças. Para serviços urgentes utilizar rejuntamento rápido, após 3 a 4 horas do assentamento das peças.

As juntas de assentamento devem estar limpas. As áreas externas devem ser protegidas com uma lona para impedir a incidência direta do sol e da chuva.

As juntas de até 3 mm de largura devem ser umedecidas antes da aplicação do rejuntamento.
Aplicar o rejuntamento com uma desempenadeira de borracha, evitando o atrito com as superfícies das peças. Pressionar o rejuntamento para dentro das juntas, preenchendo-as completamente. Esperar no mínimo 15 minutos e no máximo 40 minutos antes de remover o excesso de rejuntamento com uma esponja macia e úmida.

O revestimento só deve ser liberado ao tráfego de pessoas preferencialmente sete dias após o rejuntamento e de automóveis quatorze dias após. Nos casos normais, o revestimento de piso deve ser protegido com aplicação de serragem, sacos de estopa e retalhos de madeira compensada.

Largura do rejunte

Áreas internas: para placas com lado maior de no máximo 20 cm, usar juntas de no mínimo 3 mm, aumentando no mínimo 1 mm para cada 10 cm de aumento da placa. Exemplo: uma placa com lado maior de 31 cm deve ter junta de no mínimo 4 mm;

Áreas externas ou sujeitas à grande umidade:
a partir de placas não teladas de lado maior 10 cm, usar juntas de no mínimo 5 mm, aumento 1 mm para cada 10 cm de aumento do lado da placa;

Porcelanato:
usar juntas de no mínimo 3 mm.

Escolha do rejunte

A cerâmica e o rejuntamento certos para cada ambiente:

Sala: É o cartão de visitas da casa, local de reunião de família e dos amigos. Local sujeito a receber resíduos de poeira, areia e constante arrastar de moveis. Usar cerâmica com, no mínimo, PEI 3, limpabilidade classe 5, e rejunte industrializado de boa qualidade.

Quarto:
Espaço íntimo e de repouso, local de impecável higiene. Usar no mínimo PEI 3, limpabilidade 5 e rejunte industrializado de boa qualidade, de preferência aditivado e/ou impermeabilizado.

Cozinha:
Local onde se prepara e se faz as refeições. A higiene deve ser impecável. Usar no mínimo PEI 3, limpabilidade 5 e rejunte impermeável (à base e epóxi) ou à base de cimento, aditivado e/ou impermeabilizado.

Banheiro:
Local onde se cuida da higiene pessoal, sujeito à grande umidade, principalmente por vapor de água. O assentamento e rejuntamento devem evitar a proliferação de fungos e bactérias. Usar no mínimo PEI 3, limpabilidade 5 e rejunte impermeável (à base de epóxi) ou à base de cimento, aditivado e/ou impermeabilizado.

Quintal, garagens e corredores:
Áreas sujeitas à pressão por peso, manchas (inclusive de óleo), grande tráfego de pessoas, brincadeiras de crianças e constante umidade. Usar no mínimo PEI 4, limpabilidade 5 e rejunte a base de cimento, aditivado e/ou impermeabilizado.

Áreas comerciais:
Em função do alto tráfego, a resistência do esmalte e a limpabilidade são fundamentais. Em lojas, lanchonetes, bancos, restaurantes, escolas, hospitais, hotéis e escritórios, usar no mínimo PEI 4. Em locais com tráfego super intenso (shoppings, rodoviárias, aeroportos, indústrias, etc), usar PEI 5. Em áreas de extrema higiene (hospitais, por exemplo), usar rejunte impermeável (à base de epóxi). Em outras áreas, usar rejuntes industrializados de boa qualidade, aditivados e/ou impermeabilizados.

Como rejuntar Porcelanato

Para rejuntar o Porcelanato, deve-se utilizar rejuntes flexíveis à base de epóxi, que sejam hidro-repelentes e tenham tratamento antifungos. Quanto à cor, prefira os que sejam da cor do produto. O rejunte deve ser aplicado em pequenas áreas de cada vez e limpos em seguida com um pano limpo, evitando-se com isso possíveis manchas. É aconselhável aplicar o rejunte 72 horas após o assentamento das peças. Aguardar mais 72 horas de rejuntado para liberar o tráfego para pessoal da obra e 14 dias para tráfego total.

Fonte: Rede Caetano

Autor: - Categoria(s): construção, dicas, pergunte que respondo Tags: ,

Ver todas as notas

39 comentários para “Siga as instruções!”

  1. jose disse:

    como faço p/ limpar porcelato pi5 da incepa com abs

  2. Acacio disse:

    Excelente dica, obrigado.

  3. america anisia disse:

    gostaria de saber partes externas na beira da praia qual é procedimento grata america

  4. Gefferson disse:

    Faltou comentar rejunte para revestimento de piscina!

  5. Juliana disse:

    Na minha casa, infelizmente, o porcelanato não foi assentado da maneira adequada, por isso tenho várias manchas que me parecem ser do próprio rejuntenum piso tão bonito. Existe alguma indicação de produto ou tratamento para retirada de manchas de rejunte em porcelanato?

    antecipadamente, muito obrigada
    Juliana

  6. marcio torres disse:

    rejuntamento epoxi é dificil alguem que indica rejunte epoxi! mais ja vem aumentando bastante a procura principalmente para piscina . parabens pela matéria…

  7. Liz disse:

    Olá,a ceramica da minha casa ficou muito separada uma da outra,e ficou feio.Alguma soluçao.Me ajudem por fvor

  8. Liz disse:

    Alguem pode me ajudar a melhorar a parençia do meu piso,pois a ceramica ficou muito separada uma da outra.

  9. cecilia machado disse:

    Oi Mari,
    Vou reformar a minha cozinha, mas gostaria de colocar no piso um revestimento em cima do que já tem que está em bom estado, mais com as juntas gastas. Você aconselharia qual o revestimento, rejunte, massa adequados na cor branca, para este ambiente.

    Muito Obrigada
    Cecilia

  10. carmen disse:

    estou reformando minha casa e não gostaria de quebrar todo azulejo das paredes e piso dos banheiros e das salas, somente sobrepor. Esse tipo de técnica é duradoura ou recomendada?

  11. Fabiana disse:

    Oi Mari!
    Gostaria de saber a sua opinião referente a cor de piso laminado.
    Pretendo usar móveis em preto laqueado e branco fosco, paredes brancas.
    O que vc acha do carvalho malta ( Durafloor )?
    Obrigada!

  12. Olá,arquiteta;
    Como rejuntar piso da cozinha de modo que fique quase invisível? Não sei que piso comprar .Algo de fácil manutenção,durável,que não retenha água ou manchas de alimentos. Pode,por favor,indicar alguns tipos?A área é diminuta,o piso deve ser claro,não? Pensei num piso que imitasse madeira,como continuidade da sala.Penso que vai escurecer o ambiente e a cozinha vai parecer menor do que já é.
    Grata,
    Alice

  13. CLM para MARICHE disse:

    OLÁ..GOSTARIA DE SABER SE REJUNTES MAIS CLAROS EM PISOS E AZULEJOS CLAROS AMPLIAM O AMBIENTE (PENSO QUE REJUNTE ESCURO EM PISO CLARO EVIDENCIA DEMAIS O REJUNTE…É ISSO MESMO?) E SE É PERMITIDO USAR CLORO PURO NA LIMPEZA SEM DANIFICAR OU DESCOLORIR O REJUNTE…… SE POSSÍVEL ME ENVIE FOTOS DE TONS DE REJUNTE E PISOS. GRATÍSSIMA !!!!!!

  14. Giovanna disse:

    A poeira da obra sujou toido o rejunte de epoxi do meu piso de porcelanato e agora não consigo limpar de maneira nenhuma. Por favor me ajude com uma solução de limpeza para que eu não precise pagar alguém para refazer tudo…..
    Grata e aguardo resposta

  15. solange disse:

    Estou aperreada, porque colocamos revestimento cerâmico nas garagens dos três prédios, só que o rejunte é grafite na cerâmica bege cristal. Agora estamos sem saber como comibinar o restante, pois pretendemos pintar os prédios de bege cristal. Será que colocando cerâmica preta nas varandas e partes salientes fica bonito? E ainda tem o muro? Nos ajude, pois não podemos pagar um arquiteto e o nosso condomínio, estava caindo o reboco dos pilotis. Obrigada, Solange – Sindica

  16. ton disse:

    comprei pastilhas de vidro jatobá branca e laranja para um banheiro e branca e bege para outro. qual a cor do rejunte fortaleza que devo usar, branco ou cinza/?

  17. marizete sousa do nascimento disse:

    gostaria de sabar que tipo de argamassa para assentar o porcelenato, se posso usar qualquer tipo de argamassa.

Deixe um comentário:

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Os campos com * são de preenchimento obrigatório







Voltar ao topo