iG

Publicidade

Publicidade
30/04/2009 - 18:12

Com que piso eu vou?

Compartilhe: Twitter

Boa tarde!! Eu comprei um apartamento de 47m² e estou no dilema de qual piso colocar. A dúvida está do tipo à cor. Devido ao preço, estou quase certa de colocar cerâmica, mas não sei qual a mais indicada, se a polida ou a fosca, e queria saber se as cores beges e cremes estão em alta. Também queria saber se o indicado é colocar o radapé do próprio piso ou de outra especificação. Você poderia me ajudar? Desde já agradeço!

Olá Paloma,

Acho que quando você diz cerâmica está querendo dizer porcelanato, não?

Hoje o mercado tem milhões de opções de tipos e preços, de R$ 30,00/m² a R$ 200,00/m². Eu sempre aconselho em projetos residenciais o uso do porcelanato acetinado e acetinado anticato. O aspecto de um piso fosco gera menos desconforto visual de frieza do que um polido que reflete e é escorregadio. O que aconselho também é usar um piso de PEI 4 ou superior.

O rejunte é outro problema que as pessoas querem evitar, elas compram um piso caro e depois ele é mal assentado…

Como rejuntar pisos e revestimento corretamente?

As juntas de assentamento servem para:

a) Absorver a dilatação que há nas peças de cerâmica. Essa dilatação é provocada pelo calor e quando a temperatura fica mais amena as peças de cerâmica se contraem, então, sendo assim, o rejunte age como um amortecedor evitando que os pisos trinquem ou se soltem empinando as peças;

b) Atender a estética, harmonizando o tamanho das peças cerâmicas e as dimensões do plano a revestir com as larguras das juntas entre as peças cerâmicas;

c) Facilitar o perfeito preenchimento da argamassa;

d) Facilitar a troca de peças cerâmicas em eventual necessidade.

Como rejuntar?

Para realizar o processo de rejuntamento, utilizar as ferramentas adequadas. Rejuntar somente depois de 72 horas após o assentamento das peças. Para serviços urgentes utilizar rejuntamento rápido, após 3 a 4 horas do assentamento das peças.

As juntas de assentamento devem estar limpas. As áreas externas devem ser protegidas com uma lona para impedir a incidência direta do sol e da chuva. As juntas de até 3 mm de largura devem ser umedecidas antes da aplicação do rejuntamento.

Aplicar o rejuntamento com uma desempenadeira de borracha, evitando o atrito com as superfícies das peças. Pressionar o rejuntamento para dentro das juntas, preenchendo-as completamente. Esperar no mínimo 15 minutos e no máximo 40 minutos antes de remover o excesso de rejuntamento com uma esponja macia e úmida.

O revestimento só deve ser liberado ao tráfego de pessoas preferencialmente sete dias após o rejuntamento e de automóveis quatorze dias após. Nos casos normais, o revestimento de piso deve ser protegido com aplicação de serragem, sacos de estopa e retalhos de madeira compensada.

Como rejuntar porcelanato

Para rejuntar o Porcelanato, deve-se utilizar rejuntes flexíveis à base de epóxi, que sejam hidro-repelentes e tenham tratamento antifungos. Quanto à cor, prefira os que sejam da cor do produto. O rejunte deve ser aplicado em pequenas áreas de cada vez e limpos em seguida com um pano limpo, evitando-se com isso possíveis manchas. É aconselhável aplicar o rejunte 72 horas após o assentamento das peças. Aguardar mais 72 horas de rejuntado para liberar o tráfego para pessoal da obra e 14 dias para tráfego total.

A largura do rejunte pode variar para menos de 3mm se a peça comprada for retificada, neste caso a colocação se assemelha quase a pedra natural, o acabamento fica muito melhor.

A dica é trabalhar com quem já assentou muito porcelanato e seja uma pessoa minuciosa e limpa de resto boa sorte!

 Produto BALI WHITE 40X40
BALI WHITE 40X40

Produto ECOPARQUET AMENDOLA 10X60
ECOPARQUET AMENDOLA 10X60

Produto BAUHAUS CEMENT 60X60 RET
BAUHAUS CEMENT 60X60 RET

Alguns exemplos, todos da Portobello.

Autor: - Categoria(s): dicas, interiores, pergunte que respondo Tags: ,

Ver todas as notas

40 comentários para “Com que piso eu vou?”

  1. Danielle Magalhães disse:

    Boa tarde
    Gostaria de saber se posso colocar o mesmo porcelanato fosco na cor branco gelo nos quartos e na cozinha e na sala colocar um porcelanato polido.
    Obrigada
    Danielle
    Barra do Pirai – RJ

  2. ariane disse:

    boa noite.estou pensando em trocar o meu piso da sala de jantarpor um piso mais moderno e mais claro.o meu piso e da portobelo so que esta fazendo 15 anos.estou na duvida pois existe madeira em volta e o piso no meioe a escada tb tem acabamento em madeira .ficaria bonito misturar porcelanato com madeira ?

  3. Andrea Nery disse:

    Prezada, me ajude! Minha sala tem 16,16M2 e no impulso da beleza de um porcelanato comprei um de 60×60, mas a arquiteta que fez a conta de quanto eu precisaria não me orientou com relação ao corredor de entrada e dos quartos que tem 80cm, apesar de estar com a planta do apto em mãos. O que posso fazer pra consertar sem ter qe trocar?

  4. TATI disse:

    olá gostaria muito de saber que cor de rejunt coloco nas pastilhas que comprei para fachada da minha casa? minhas pastinhas é de cor mostarda, o que voce me aconcelharia?

  5. Kelly disse:

    Olá!
    Minha casa é antiga, com piso frio e estampado em todos os cômodos, o que eu acho um horror, pois não valoriza os móveis e dá um visual poluído com o uso de colchas, sofás e afins, também estampados!
    Gostaria de obter informações Já ouvi falar sobre um piso que imita a madeira e que pode ser colado, como uma “folha”, sem precisar quebrar o piso antigo.. e qual o valor estimado por m², por exemplo.
    Grata.

  6. Deila Conceição de Lima disse:

    Olá, boa tarde! Preciso muito da sua ajuda. Qual a melhor cor de rejunte para o piso na cor cinza puxando mais para o beje (cor rato)? Será que eu poderia colocar um rejunte na cor cinza escuro? Não gostaria muito de colocar rejunte claro uma vez que é mais fácil de encardir! Aguardo sua sugestão. Desde já, muito obrigada!
    Abraços.
    Deila

  7. dalvani caliari disse:

    Preciso muito de um help teu!!
    sou muito indecisa, compramos um ape na planta ele e de aproximadamente de 50ms, e não vem com piso nos quartos e sala, quero muito colocar porcelanato, mas estou na duvida como o ape não e muito grande se coloco no tamanho de 45*45 ou de 60*60, e quanto a cor vi algumas em tons beje, cinza claro. Gostaria de uma cor que ampliasse o tamanho das peças. Outra coisa, alem disso tem na opção de fosco ou com brilho.
    Espero anciosa as tuas dicas.
    obrigadaaa
    bjs

  8. marli disse:

    Tenho taco na sala, corredor e 2 quartos do apartamento.
    Estão começando a se soltar. São um tanto escuros. Ainda tenho crianças e cachorro que sujam o sofá, penso em por um sofá preto mas ficaria tudo muito escuro. Ao invés de trocar o taco por porcelanato branco me sugeriram clarear o taco e passar um revestimento acetinado. Gosto de brilho e não estou sabendo o que fazer. Pode me ajudar?

  9. aucione disse:

    meu piso é de ceramica gostaria de colocar porcelanato o que devo fazer.

  10. Debora disse:

    Gostaria de saber qual cor de rejunte devo usar em uma ceramica de cor verde com pequenos detalhes branco.

  11. Taís disse:

    Pra que comentar, se nunca há respostas?

  12. juliana resende disse:

    Estou construindo uma casa de mais ou menos 100m. Estou pensando em colocar porcelanato na casa. Mas na cozinha devo continuar com o mesmo piso? Nos (2) banheiros devo continuar em porcelanato? Ficaria esquisito em um dos banheiro escolher um acabamento/ revertimenti rustico?

  13. DEIA disse:

    ESTOU TROCANDO O PISO DA SALA ,COZINHA E BANHEIRO,Á E ESCSADA QUE DA ACESSO PARA QUARTOS A ESCADA FICA NA SALA,GOSTARIA DE COLOCA NA SAL PORCELANATO POLIDO MAS SO ENCONTRO BEGE POIS MEU AZULEJO DA COZINHA E CINZA MESCLADO EU IRIA COLOCA BEGE POLIDO NA SALA E BRANCO COM CINSA MESCLADO ESMALTADO NA COZINHA EA ESCADA PISO PRETO OQ ACHA?/
    ESTOU COM DUVIDAS POIS FALAM QUE O PORCELANATO POLIDO MANMCHA MUITO OU COLOCO TUDO CINZA NA SALA E COZIHA ME AJUDE BRIGADDDU..

  14. Ivonete disse:

    Olá! Visitei o seu saite e gostei muito das suas sugestões, se for possível gostaria de uma orientação sua. Quero mudar o piso dos quartos que são antigos e de cerâmica. Pensei em colocar laminado, mas desisti porque soube dos problemas de umidade em casa térrea. Então soube do porcelanto que imita madeira e gostei muito. No meu quarto tenho móveis claros, em Pau Marfim, e nos outros, inclusive um escritório, uma mistura de fórmica clara com frisos em Freijó.
    Obrigada.

  15. Gizele Carina Ferreira disse:

    Boa noite,
    Estou com uma grande dúvida, meu apartamento tem aquelas cozinhas amerinas, nesse caso o piso da sala deve ser da mesma cor do da cozinha?

  16. adriana disse:

    bom dia, queria saber se eu colocar mesmo
    porcelanato na sala e nos quartos tenho que colocar pedra na porta obrigada

  17. adicleia da silva ferreira disse:

    vou reformar minha casa preciso saber qual a vantagem e desvantagem de um piso de porcelanato fosco, por favor me ajude….. obrigado

Deixe um comentário:

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Os campos com * são de preenchimento obrigatório







Voltar ao topo