iG

Publicidade

Publicidade
24/04/2009 - 18:33

Parede geminada, barulho na certa

Compartilhe: Twitter

Preciso de uma ajuda!!!! Comprei um sobrado de 160 metros com 3 quartos, muito bom, a casa dos sonhos “GEMINADO”. Quando o sobrado ao lado que é geminado ao meu foi vendido, começou a briga com os vizinhos. Tenho duas crianças, sendo um bebê que chora à noite, e a vizinha reclama. Já chamaram até a polícia!!! O que faço, tenho certeza que é um erro na construção das paredes, pois morei em várias casas geminadas e nunca tive problemas.
Obrigada
Natália

Olá Natália, 

É difícil mesmo a sua situação, mas o ruído hoje pode vir da sua casa, mas no futuro poderá vir da casa ao lado. Não é legal mesmo incomodar os vizinhos… Mas também como você poderia saber deste tipo de “vicio oculto”?

As casas geminadas mais antigas costumam ter este problema por serem divididas por paredes simples de alvenaria e muitas vezes as estruturas dos pisos e tetos que são de madeira são os mesmos, ou seja, seu piso continua no vizinho, é como se ele estivesse no quarto ao lado.

No post sobre acústica já comentei isso com outro leitor. Acho que você e seu vizinho poderiam entrar em acordo para melhorar o problema, cada um de seu lado da parede faria uma nova parede de DRYWALL (gesso acartonado) de pelo menos 5 cm de espessura e colocaria uma manta dentro de la de rocha que é isolante termoacústico.

A solução não é muito barata, mas é relativamente rápida e não suja muito. A melhora poderia ser de até 100% se os dois fizerem isso em toda a extensão da parede. Cuidar para que a parte superior da última laje seja vedada também. Se a sua estrutura for de laje, já ajuda bastante. Se for de madeira e estuque, a proteção tem que seguir a inclinação do telhado.

Já fiz isso num cliente e melhorou muito.

Boa sorte!

Autor: - Categoria(s): dicas, pergunte que respondo Tags:

Ver todas as notas

42 comentários para “Parede geminada, barulho na certa”

  1. Cristina de Freitas. disse:

    Por favor,preciso de ajuda,moro em casa geminada,quero resolver o problema de barulho.Esse material Drywall é muito caro? Gostaria de receber e conhecer mais esse produto,preciso resolver esse problema me ajude.

  2. Elaine Bezerra disse:

    A vizinha da Natália tem razão em reclamar do choro da criança, imagina se agente for absorver todos os problemas do mundo. Os amigos que acham que devem relevar, que a reclamação é desumana, também deveriam deixar de comer para doar a quem passa fome, e manifestar outros sacrifícios em nome do sofrimento aleio, a coisa não é por aí, gente! E barulho de vizinho quando estamos cansados e querendo dormir é uma tortura, cada um com sua cruz, ora.
    Porém ela foi legal porque está interessada em resolver o problema, muito bem Natália, é muito chato quando sentimos que estamos incomodando, resolve o problema com teu vizinho de forma amigável.
    Elaine.

  3. Michelle disse:

    Moro em casa germinada, estou com problemas que jamais tive com meus vizinhos: BARULHO, a crianca chora dia e noite e os pais nao fazem absolutamente nada, fingem que nao está acontecendo nada. . Com os aconteceimento do mundo de hoje uma crianca pode estar chorando por diversas causas, porém temos que ficar alertas para os excessos que além de nos incomodar em casas germinadas pode significar maus tratos e omissoes por partes dos pais que deixam as criancas POR HORAS BERRANDO durante o dia e a noite… Nem todo choro pode ser considerado normal…

  4. Lu disse:

    Pois é. São as “vantagens” de se morar embolado na cidade grande. Quanto ao latido dos cães, por que vcs não sugerem que os donos (que com certeza gostam de animais por isso os têm) troquem as raças. sugestões: dálmata, akita, entre outras raças de médio porte, não costumam latir à toa, somente se alguém invadir a casa. (tenho 2 dálmatas e meus vizinhos só perceberam isso quando fui passear com eles 2 dias depois de mudar!). Em relação ao mau cheiro – xixi e cocô de cachorro – , me desculpem mas aí já é desleixo e falta de higiêne dos proprietários dos cães!!
    Bjs

  5. Leandro disse:

    Gostaria de saber como mando a pergunta pra arquiteta?

  6. Michella disse:

    Direito de Vizinhança….
    Para td deve haver bom senso e educação.
    Passei por duas situações ruins, morando sozinha:
    1. Vizinha apto de cima fazia faxina de madrugada de salto sobre piso frio e amavaaa furar parede bem cedo nos domingos, e a vizinha de baixo achava que era eu.

    2. Corri rico de vida numa cirurgia abdominal mal sucedida e precisei ficar de reoupso, imóvel em casa. Debaixo da minha janela, num cubículo, 6 cachorros latiam dia e noite. Sujeira,pouco espaço, moscas voando. A dona, veterinária, se ofendia com todos. Mal sabia ela que eu estava ali morrendo. Essa situação foi documentada, condominio ciente, nada fez. Processei por responsabiidade e o vizinho com conduta anti-social e tentativa de homiçidio. Ele “teve”de vender a casa, pois além de mim, o quareirão já tinha feito abaixo assinado para sua saída.

    Gostei das dicas de isolamento acústico. Não dará resultado 100%, mas acho que melhora.

  7. RONALDO disse:

    moro em uma casa germinada, e a minha vizinha hora a madrugada inteira de prazer, e eu e minha esposa não sabemos o que fazer com a vizinha apaixonada, gostaria de uma solução pois não conversamos com ela a cinco anos e é um problemão com as paredes. O que fazer ? mudar de casa ? AJUDE-ME

  8. João disse:

    Mari, construi minha casa na divisa com bloco estrutural e agora meu visinho construiu sua casa junto a minha e o som da casa dele está passando para minha, o que eu poderia fazer?? já que aqui na minha região não tenho a opção de empresas que façam drywall, pensei em construir paredes internas de tijolo maciço paralelas as já existentes ou fazer um guarda roupa de madeira embutido forrando entre a parede e o fundo do guarda roupa com espuma, isopor ou se conseguir achar placas de lã de vidro.
    Certo de sua atenção
    Desde já agradeço

  9. lmp disse:

    Só quem mora e convive com criancas que decidem fazer do interior de seu apartamento um playground é que sabe o inferno que é ter que dormir, trabalhar, falar ao telefone, fazer refeicoes ou qq outra coisa com o barulho infernal, incomodo, inconveniente e sem civilidade das mesmas. O nome da area destinada À recreacao infantil em um condominio é playground. Se o condomínio não possui playground leve seu filho a um parque de diversões ou a um parque público para descarregar energias. O argumento de que “é da natureza das crianças falar alto ou fazer barulho’não se aplica nem se justifica. Também é da natureza de psicopatas matar, assim como é da natureza de cachorros latirem sem parar , etc… e nem por isso a sociedade deve deixar os psicopatas livres para matarem à vontade ou os cães em condomínio latindo livre e incessantemente como se vivessem em uma matilha selvagem… a natureza indisciplinada e sem limites das criancas deve ser desde cedo educada e exemplificada pelos pais . O problema é que na maioria fdas vezes va falta de educacao, civilidade e bom senso é dos próprios pais. E com tão poco para oferecer como exemplo e referencia a seus filhos fica realmente dificil conviver em grupos : seja em condomínio em sociedade.

  10. Sandra Mariza Silva Batista da Cruz disse:

    Por favor me responda??!! Estou desesperada! depois de muito tentar consegui comprar um aptº financiado pela caixa, mais depois de 3 meses um vizinho do lado instalou um ar condicionado daqueles bem antigos, e o barulho dele vem direto pro meu quarto, parece que tem um compressor ligado direto no meu aptº, como faço para vedar o barulho infernal desse maldito ar condicionado?? Já tentei vender e me mudar mais não tive sorte, por favor me ajudaaaaaaa!! socorro, socorro!!

  11. Sérgio disse:

    Moro em casa geminada também, antiga. Sobrado, piso frio. Toda vez que vou varrer o corredor social, obviamente esbarra a vassoura na parede, o vizinho começa a bater na parede (tipo pedindo silêncio ou recriminando). Idem quando preciso furar a parede para pendurar um quadro ou espelho na parede do meu quarto, em horário normal, claro. O que fazer, conversar com ele?

  12. cristiano disse:

    comprei uma casa que já tinha uma infiltração, o antigo proprietario disse que iria com migo ate a vizinha para pedir a a ela que consertasse, porem ela nao quer consertar nem deixar agente entrar em sua casa para consertar com o nosso dinheiro, o que devo fazer?

  13. aline disse:

    comprei uma casa germinada mas de tempo para cá com a mudanças dos antigos vizinhos começou a ter muitos barulhos o que posso fazer para diminuir estes barulhos

  14. sylvia disse:

    Entre a minha casa e a do visinho tem um corredor de aproximadamente 1metro este espaço serve para criação de 4 ou 5 cachorros e qdo um morre eles colocam outro no lugar, moro nesta casa a 22 anos e até hoje brigas e brigas com estes malditos visinhos, nunca encontrei uma solução e hoje vivo doente dos nervos, minha casa tem 3 quartos mas nem um escapa dos latidos infernais.

  15. ismael disse:

    moro em casa tem vizinho que filho escuta som para irritar a minha pessoa a casa e parede lado a lado não tenho sossego para dormir e estudar preciso de uma ajuda para este problema já não falo com esta familia espero que tenha uma solução para me ajudar.

    • arquiteta disse:

      Ismael, veja nas outras soluções que dei para o mesmo problema…Infelizmente acaba dando em obra (mesmo que seja em gesso) da sua parte

  16. Rosângela disse:

    Vou construir duas casas geminadas, me ajude como faço para que não se escute o barulho do vizinho? Obrigada

  17. luis claudio disse:

    Boa Tarde Senhores(as),
    Natália sei muito bem o que esta acontecendo com você pois acabei de comprar um sobrado também e estou com o problema “barulho” meu vizinho é muito chato gosta de incomodar, já falei com ele já pedi mas não tem jeito.
    Primeiro coloquei um manta termica ainda não resolvi o meu problema, agora estou indo para o segundo passo Lã de Rocha e parede de gesso.
    Vou tudo com nota fiscal pois eu já informei o construtor e vou entrar com uma ação na justiça para receber tudo.
    Acho que esse é o caminho, pois eu tinha um sonho que virou um grande pesadelo, e ainda estou neste pesadelo.

  18. RODRIGO disse:

    Gostaria de saber se existe um padrão ou é lei na hora de construir uma casa conjugada, pois percebi que quando são projetadas essas casas, a parede da sala sempre é colada com a parede da sala da casa ao lado, o que acontece também com os quartos, ou seja, uma casa é sempre construída no sentido inverso da outra casa. É alguma norma técnica para que não haja incomodo da sala de uma casa para o quarto da outra casa. Gostaria de saber pois tenho um problema sério com vizinho mal educado, e estou entrando na justiça contra ele, e também preciso de dados técnicos. Se existir uma norma técnica ou alguma lei me envie por favor.

  19. Mônica disse:

    Bom dia, Mari. Vi suas dicas, nem sei se ainda você as dá. Moro em Belo Horizonte e em uma casa geminada. Nunca tive problemas de ruídos com o meu vizinho, que é uma pessoa boa e nunca tivemos problemas, porém, ultimamente está acontecendo problemas com ruídos no quarto dele que tem a mesma parede com o meu quarto. O filho deles de 10 anos dorme com eles e parece que a cama deles é rente à parede, e, além dos gritos de brincadeiras de “lutinha” entre pai e filho, há sempre barulhos na parede que me parece de pés batendo. Além disso, um certo dia da semana, eles chegam tarde do culto da igreja e demoram para dormir, e o menino fica brincando até tarde. Como durmo cedo, por volta das 22:00 porque tenho que acordar cedo, por volta das 05:20, perco o sono e estou ficando irritada com a situação, porém, acho que se as paredes tivessem sido isoladas acusticamente, eles teriam o direito de fazer o barulho que quisessem sem me incomodar. Observei que existe o sistema de gesso acartonado – dry wall, porém, as portas do meu banheiro e do quarto, estão com no máximo 10 centímetros de espaco entre a parede e o alisar, e, pior, a do quarto, está rente, e teria que mudá-la de lugar para conseguir os 10 centímetros. O que fazer, compensa fazer este procedimento com apenas 10 cm e será que vai resolver?

  20. João Filho disse:

    Boa noite Mari.
    Me irrito bastante com barulho, por menor que seja.
    Há 2 anos construímos 2 suítes no fundo da casa justamente para fugir de ruídos da rua, e por falha nossa e do pedreiro, as paredes ficaram muito proximas das dos vizinhos (em torno de 15 a 20cm), que sao área de lazer. Acho que inclusive a viga baldrame ficou próxima!!! Ouvimos vozes de conversas ou objetos sendo arrastados no chão. O que fazer? tenho medo de “despejar” concreto por este vao e integrar a estrutura, fazendo ainda mais barulho. Nao temos objeção a custo, pois precisamos resolver. Gostaria muito de obter ajuda com uma ou mais alternativas. Obrigado desde já

Deixe um comentário:

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

Os campos com * são de preenchimento obrigatório







Voltar ao topo